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O que é Core Web Vitals e por que você precisa dar atenção a isso?

Todos sabem que o maior super-herói de um plano de marketing é ter um site, mas agora com as novas regras do google que chamaram de CORE WEB VITALS, o parâmetro de site de qualidade mudou radicalmente, desde 2020 vem se trabalhando para adequar as novas regras, em 2022 o google será mais radical com quem não estiver dando a mínima para tais atitude

Essa atualização vai te ajudar a ter um website com um UX melhorado e consequentemente melhorar o desempenho de conversões.
– Google

Um estudo averiguou que nos celulares o tempo de carregamento médio era de 15 segundos, absurdamente lento, entenda agora como isso impacta na usabilidade do usuário.

As principais características (métricas) que um site precisa ter para se adequar a este sucesso!

 

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LCP

Largest Contentful Paint (LCP): esta primeira métrica mede a velocidade de carregamento do site, indicando quanto tempo leva para o maior elemento de conteúdo da sua página aparecer para o usuário.

O Goolgle diz que o site deve carregar em menos de 2.5 seg para considerar o LCP como bom, se passar de 4.0 segundos ele vai deixar de indexar este site a partir de 2022.

Esse maior elemento geralmente são imagens pesadas, muitas folhas de estilo, que tende a causar a principal impressão no seu usuário. Por isso, seu carregamento precisa ser rápido.

Servidor lento também é muito impactante nesta métrica

FID

First Input Delay (FID): a FID é uma métrica de interatividade. Ela mede o tempo de carregamento quando o usuário interage com a página. Por exemplo: o tempo que demora para abrir uma popup de formulário depois que o usuário clica no botão do seu site. O ideal é ter até 100ms

CLS

Cumulative Layout Shift (CLS): o CLS trata da estabilidade visual de uma página. Ele mede erros no carregamento de elementos visuais e deslocamentos da tela, causando sobreposição entre esses elementos.

Mudanças bruscas de layout pode quebrar e causar o desestruturação no código, o ideal da pontuação é no mínimo 0.1

Existem várias formas de fazer este diagnóstico, mas tem que tomar cuidado para não se iludir com os resultados, pois dependendo do lugar onde está medindo, os resultados podem não condizer com a realidade. Mas o que eu quero dizer exatamente com isso? Vou te explicar mais abaixo!

Cada ferramenta pode usar um método diferente e, com isso, gerar resultados diferentes. Por isso, é importante saber como cada ferramenta trabalha e combinar os resultados de laboratório e de campo para ter um diagnóstico completo.

Chrome User Experience Report (CrUX)

É o famoso web.dev

Chrome User Experience Report utiliza dados de campo para analisar as métricas do Core Web Vitals, além de outras métricas de diagnóstico das páginas. É possível acessar os dados do Chrome UX Report de quatro maneiras:

  • CrUX Dashboard, um painel personalizável para o seu site no Google Data Studio;
  • PageSpeed Insights, que puxa os dados do CrUX;
  • CrUX no BigQuery, que requer conhecimento em SQL para fazer análises avançadas;
  • CrUX API, para integrar com dados de outros aplicativos e personalizar as análises.

PageSpeed Insights

PageSpeed Insights é uma ferramenta tradicionalmente usada pelos sites para medir a velocidade das páginas. Agora, informa também as métricas do Core Web Vitals, divididas entre desktop e mobile, bem como as sugestões de melhorias. Está disponível na web e como API.

A ferramenta informa os dados de campo do Chrome UX Report. Porém, traz também dados de laboratório e uma pontuação geral de velocidade que são baseados na análise do Lighthouse, outra ferramenta que vamos ver mais adiante.

Core Web Vitals

Relatório no Google Search Console

O Google Search Console, ferramenta essencial para qualquer estratégia de SEO, oferece um relatório específico sobre o Core Web Vitals. Também utiliza dados de uso real do site.

Lighthouse

Lighthouse também já é uma ferramenta conhecida para medir a velocidade de um site, mas também outros elementos da experiência na página. Nos relatórios, é possível verificar os dados de LCP, FID e CLS. O próprio PageSpeed Insights utiliza os dados de laboratório do Lighthouse em seus relatórios.

Essa ferramenta está disponível no conjunto de recursos do Chrome DevTools ou como uma extensão para o Google Chrome.

Core Web Vitals

Gtmetrix

Gtmetrix a nível visual está melhor ao nosso ver, porém tem que tomar cuidado ao analisar, pois caso você não tenha criado sua conta e esteja logado nela, ele não dá opção de alterar para SÃO PAULO/BRASIL, por que isso é importante?, imagine que seu site esteja hospedado no Brasil, ou mesmo as pessoas que mais acessam o site estão no Brasil, não tem lógica deixar configurado como Canadá, os dados do Canadá estão incorretos.

 

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Depois de logado basta digitar o site, apontar para São Paulo, Brasil e analisar

o resultado deve ser algo parecido com isto!

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Se o seu resultado está fora das diretrizes do core web vitals, que tal fazer uma consultoria gratuita para que possamos te ajudar neste processo?

 

 

 

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