13 de maio de 2021

Técnica Pomodoro: Gestão de tempo com foco

Em épocas tenebrosas como essa de pandemia e em especial para você que está trabalhando em casa, remotamente, o tão sonhado home office, nada mais útil você ter uma técnica de produtividade.

Digamos que você tenha várias tarefas, elas devem ser executadas, existe tarefas que você consegue fazer no mesmo dia, outras são mais demoradas, o que você faz? Trabalha horas e horas na frente do computador até ficar extremamente exausto? Acredite eu também já trabalhei assim, dorme em horas que deveria estar de pé, almoça na hora do jantar e assim vai, depois perguntamos ao médico o que está acontecendo sendo que ja temos a resposta, o organismo está pifando porque você não está sabendo organizar a sua rotina diária.

A técnica pomodoro foi criada exatamente para te ajudar a limitar o tempo de tarefa de modo que você ganhe tempo, perai.. não entendi nada.. está bem, vou te explicar, mas antes, deixa eu te falar rapidinho como ela surgiu.

Essa técnica foi desenvolvida no finalzinho ali dos anos 80 pelo Italiano Francesco Cirillo, este carinha procurava uma maneira de aumentar a produtividade nos estudos durante os primeiros anos de universidade (aposto que você achava que era um grande filósofo hein!), e olha só que genial, ele simplesmente pegou um timer de cozinha que tinha um formato de uma maça, daqueles antigos que todas as mamães tinham em casa para lembrar de tirar o bolo do forno no momento correto, inclusive o nome pomodoro é exatamente tomate em italiano

Basicamente ele girava o pomodoro durante 25 minutos e quando o prazo acabava emitia aquele som ensurdecedor de relógio para acordar malandro que não quer ir para a escola de manhã cedo!

A sacada é que neste meio tempo de 25 minutos o senhor Cirillo de concentrava totalmente naquele tarefa e conseguia se manter 100% focado, percebendo os resultados bem acima do esperado ele acabou por divulgar a técnica em 1992 para o mundo.

Mas afinal como funciona o Pomodoro?

É bem simples, lembra que falei que ele marcou 25 minutos no pomodoro? então guarda isso, pra dar continuidade.

#alt_tagOnlegacy Soluções Digitais

Conseguiu entender?

A cada 25 min, concluindo a tarefa OU NÃO, você dará uma pausa de 5 minutos, quando chegar ao 4º pomodoro você dá uma pausa maior de pelo menos 15 mins, eu sei, eu sei, tem um monte de interrogação na sua cabeça que já vou te explicar agora como deve lidar com várias situações.

Antes de mais nada entenda a regra do tempo, absorvido isso vamos aos poréns e dicas para que você consiga almejar seu objetivo.

Posso aumentar este tempo de 25 min?

Pode, os estudos dizem que até 45 minutos é um tempo que ainda gera eficácia, nada impede você de administrar a sua maneira, porém lembre-se que sem pausas não há oxigenaçao no cérebro.

Minha pausa pode ser maior?

O ideal é ter pausas de 5 minutos, para tomar um café, responder aquele email, ver mensagens nas redes sociais, mas como explicado anteriormente, cada um tem o seu jeito de trabalhar, adapte a sua maneira e veja como será sua produção.

Quais os Resultados deste método?

Diminuição da ansiedade

Aumento do Foco e Concentração das tarefas evitando disperdiçar tempo com distrações.

Quando você anota as suas tarefas você poem metas diárias para conclusão, isso torna bem mais eficaz verificar sua evolução e como você avançou com o estabelecido.

Com o tempo você vai conseguir compreender quanto tempo leva para efetuar cada tipo de tarefa, assim se você trabalh por hora, poderá mensurar melhor o valor cobrado não ficando no prejuizo por tarefas as quais o valor foi passado por achismo.

Como evitar distrações e lidar com elas

No final dos anos 80 quando o Cirillo inventou o pomodoro não havia tantas distrações como hoje em dia

Primeiro passo é descobrir quais as interrupções que te afetam

pode ser o cachorro que vem pedir carinho

o whatsapp que não para de chegar mensagem no grupo da familia e por ai vai.

Segundo Glória Mark, Professora da University of California de Irvine espeialista quando se trata de distrações e interrupções no escritório a jornada de trabalho tem mais a ver com minutos seguidos trabalhados do que com horas trabalhadas, ela fez um trabalho de pesquisa cronometrando alguns funcionarios e descobriu que em média eles conseguem apenas 3 minutos e 5 segundos de trabalho initerruptos antes de uma distração, estamos falando de escritorio, onde o chefe chama d euma lado, seu colega de trabalho puxa papo de outro, uma mensagem chega no seu celular, o email da empresa está bombando, a moça da limpeza não limpou a tempo a área em que você trabalha, e olha que interessante, em 44% da vezes a interrupção era do próprio funcionário.

A parte negativa disso é que voltar ao ritmo da tarefa você perde outros 20 minutos, pois precisa se concentrar extremamente no que estava fazendo.

A dica é simples, tente se isolar de modo que não tenha contato com ninguem, se o cachorro não te distrai, pelo contrário retira sua ansiedade tudo bem, cada um tem o seu ritmo e sua maneira de trabalhar. Celular no silencioso ou até mesmo no modo avião não é uma opção, é uma ordem para manter o ritmo pomodoro de ser.l

Quando usar o pomodoro?

Estudos para concurso vestibulares e afins

Desenvolvimento de tarefas diarias

Projetos que necessitam ser terminados e várias outras opções que você descobre com o tempo

Faça uma auto avaliação para entender suas necessidades de abraçar a causa

Você está gerenciando de maneira eficaz o seu tempo?

Pergunte a si mesmo

Você estuda e/ou trabalha até ficar exausto ou faz pausas com frequencia?

Você se organiza para trabalhar com uma lista ou lembra o que tem pra fazer de cabeça?

Você sabe quais as causas de interrupção com o seu trabalho? (whatsapp, instagram, tiktok)?

Você trabalha bem quando tem tempo de entrega de material (trabalho em si)?

Você analisa o tempo que vai gastar com determinada atividade e depois verifica se foi eficiente ao terminar?

O legal de você responder essas perguntas é se conhecer melhor e entender o seu próprio ritmo de trabalho, cada qual é cada qual, só você mesmo atravês de observação e testes vai analisar melhor sua produtividade e criar seu próprio ritmo adequado

Deixe um comentário

linkedin facebook pinterest youtube rss twitter instagram facebook-blank rss-blank linkedin-blank pinterest youtube twitter instagram