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Tudo o que você precisa saber sobre Call To Action – CTA

Se você estuda marketing ou trabalha nesta área, com certeza já ouviu diversas vezes a sigla CTA (ou Call to Action). A expressão traduzida para o português quer dizer “chamada para ação”. Ou seja, os CTAs levam os seus visitantes a realizar uma ação, expressão que você deseja que ele faça.

Visto isso, a ferramenta primordial para promover suas ofertas de Marketing Digital e gerar os leads. Saber escolher o tipo de Call to action faz toda a diferença.
Outro ponto, é a existência de diversos tipos, como um link para um post relacionado ou a oferta de um material rico, direcionado para o leitor para uma landing page.

Além disso, que o call to action deve levar o visitante para o próximo passo do seu funil de vendas. Isso porque, através de ações variadas, os CTAs ajudam as empresas a aumentar o tráfego e as taxas de conversão, de leads ou vendas.
Antes de tudo, você precisa entender qual estágio do funil de vendas você esta criando o seu conteúdo. As etapas de um funil de vendas podem ser topo, meio e fundo.

O call to action escolhido será mais relevante para alguém que já conhece o seu negócio, produtos ou serviços e já está em processo de comprar (meio e fundo de funil).
Para pessoas que estão no início do funil, o ideal é ter um ebook educativo para ensinar e atrair para meio de funil e futuramente transformar em um futuro comprador.

Para o blog Marketing de conteúdo, 70% do tráfego mensal é composto de novos visitantes. Por isso, utilizando o CTA para o topo do funil, como os ebooks educativos. Sendo assim, eles já estão preparados para informações de meio/ ou topo de funil com um webinário de produto ou algum teste gratuito.
Você precisa neste passo considerar quem é a sua audiência. Ou seja, quem é a personificação do seu público ideal comprador.

Ainda assim, se você tem uma oferta exclusiva para um segmento específico da sua audiência, use o seu conhecimento sobre aquela persona, como seus interesses, necessidades e problemas que precisam de solução.
Sendo um Call To Action uma sugestão para o usuário realizar uma ação desejada pela empresa, serve para qualquer objetivo de negócio. No ambiente online, onde constantemente se briga por atenção as Call to Actions são usadas para gerar gatilhos de desejo.

A estratégia mais efetiva de otimização para mecanismo de busca é o SEO on page. É uma tática sob total controle do administrador do site.
Além disso, linkar para outros artigos relacionados ao tema é uma excelente maneira de se melhorar o ranqueamento nos motores de buscas sem a necessidade de links externos.
Assim que um usuário se inscreve em uma newsletter, ele automaticamente passa do topo de funil para o meio. Isso significa que ele demonstra interesse.

Existem diferentes estratégias para estimular essa ação, como colocar uma barra lateral em todas as páginas do site. E usar sugestões de novas leituras no fim dos seus artigos!
A landing page, é uma página usada para converter e captar leads. Mas neste caso, estamos falando sobre as páginas de conversões, a última fronteira entre um visitante e um lead ou comprador
Ainda assim, uma ótima ideia é posicionar o call to action que levam para a página de destino esperadas, sendo assim encurtando o caminho dentro do funil de vendas.
Existem muitos recursos e ferramentas de divulgação disponíveis na web. É muito importante que você saiba onde utilizar e definir quais os formatos funcionam com maior eficácia.
Todos os seus conteúdos devem conter uma Call to action, pois só assim você realmente terá alguma resposta dos seus clientes quanto a ação que você deseja que eles façam.

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